A motivação e o exercício físico

Já todos ouvimos falar imensas vezes dos benefícios do exercício físico e sabemos que o devemos praticar, contudo, é tão fácil encontrarmos desculpas para não fazer. 

Vamos então dar dicas para obtermos e mantermos a motivação para a actividade física regular!

Planear:

Ao ter uma vida ocupada, ter tempo para praticar exercício diário pode parecer difícil. Então vamos transformar o exercício físico numa prioridade e integrá-lo na rotina. Não podemos pensar no exercício como algo opcional. O que também ajuda é planear o treino para a altura do dia que mais gosta.

Por exemplo, se custa levantar da cama de manhã não podemos fazer planos para treinar nessa altura. É preferível escolher a hora de almoço ou treinar depois de sair do emprego/escola/...

Equipamento:
O primeiro passo (e geralmente o mais difícil) é vestir o equipamento desportivo. Assim que estiver equipado, é muito mais fácil começar. E melhor ainda, ofereça uma prenda a si mesmo. É surpreendente como um novo par de ténis, uma peça de roupa ou um novo artigo nos podem motivar. E ainda tem o bónus de fazer com que se sinta muito melhor!!

Conviver:

Faça exercício com amigos, divirta-se e motivem-se mutuamente. Os amigos dão apoio, podem dar opiniões positivas e tornar tudo mais divertido! Em alternativa, experimente fazer aulas de grupo. Treinar com alguém que esteja em melhor forma, também é uma excelente maneira de puxar por si e de o estimular a fazer mais e melhor...

A arte da distração:
Fazer exercício físico enquanto ouve música vai mantê-lo distraído. Pode acabar por reparar que faz exercício por mais tempo ou que alcança o objetivo mais depressa do que pensava. 

Estabelecer objetivos realistas:
Pode não estar a pensar em correr uma maratona ou participar em concursos de culturismo, mas é importante estabelecer objetivos e colocá-los em prática para se manter motivado ao longo do caminho. Mas seja realista! Não estabeleça objetivos impossíveis de alcançar. Os nossos instrutores farão a sua avaliação corporal com regularidade para que possam ver em conjunto a evolução.

Recompense-se a si mesmo:
Pode ser por correr um quilómetro a mais ou perder um quilo, mas sempre que alcançar um dos seus objetivos pessoais e estiver satisfeito com o seu desempenho, premeie-se a si mesmo. Pode tirar um dia de folga ou comprar uma peça de roupa nova. Tenha orgulho nas metras que alcançou.

Lembre-se sempre da sensação que sente após praticar exercício físico – as endorfinas a percorrer o corpo, sente-se bem e satisfeito consigo mesmo. Da próxima vez que lhe faltar vontade para começar, lembre-se desta sensação e faça exercício físico!!